Schmillevitch Diagnósticos

Artigos e Notícias

Diabetes

A doença pode se manifestar de duas formas. Diabetes tipo 1 se instala quando o pâncreas, após uma agressão do sistema imunológico, deixa de fabricar insulina. Já o diabetes tipo 2, mais comum, pode ocorrer na presença de gordura abdominal excessiva, que libera substâncias inflamatórias tóxicas e prejudiciais à ação da insulina.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF- sigla em inglês), 285 milhões de pessoas sofrem da doença, no mundo todo. Os mais propícios são os obesos, hipertensos, sedentários, ou pessoas com histórico familiar da doença, que devem fazer regularmente dosagem de glicemia.

Os principais sintomas são: aumento do volume da urina - chamado de poliúria, aumento do apetite - polifagia, aumento da sede - polidipsia, alterações visuais ('vista embaçada') e coceiras pelo corpo, no caso das mulheres, em especial na região vaginal. As principais causas são maus hábitos alimentares e o sedentarismo.

Em alguns casos é possível controlar o diabetes apenas com dieta alimentar e prática de atividades físicas. Mas muitos pacientes precisam de medicação, a insulina injetável é a mais utilizada

voltar
Schmillevitch | Notícias