Schmillevitch Diagnósticos

Artigos e Notícias

Densitometria na Osteoporose

O diagnóstico da osteoporose é feito através do exame de densitometria óssea, que fornece com precisão as medidas da massa óssea. Procedimento indolor, com taxa de radiação extremamente baixa, não requer nenhum preparo como jejum, ingestão de contrastes, ou outros.

A densitometria óssea é um exame importantíssimo, pois a partir dos 45 anos o indivíduo apresenta uma perda óssea maior que sua reposição, o que pode ocorrer de forma severa e evoluir sem sintomas ou dor para um quadro de osteoporose.

A osteoporose é o enfraquecimento dos ossos pela redução significativa de massa ou densidade óssea, tornando susceptível o aparecimento de fraturas e/ou deformidades. A causa mais frequente é a diminuição dos níveis de hormônios femininos durante a menopausa. Um terço dos pacientes são mulheres com fratura da coluna, especialmente fraturas vertebrais. Outros fatores também colaboram para o aparecimento da osteoporose: medicamentos em excesso, fumo, longos períodos de imobilização e outros distúrbios hormonais.

voltar
Schmillevitch | Notícias