Schmillevitch Diagnósticos

Artigos e Notícias

Audiologia

O que é Audiologia?

É a parte da fonoaudiologia que estuda, trata e previne os distúrbios ligados a audição e equilíbrio. Geralmente o fonoaudiólogo que se dedica a esta parte da fonoaudiologia tem especialização nesta área, ou seja, realiza um curso de pós-graduação em audiologia a fim de aprimorar o conhecimento específico sobre o funcionamento auditivo e seus distúrbios. Normalmente o fonoaudiólogo audiologista trabalha realizando exames auditivos, terapia para deficiência auditiva, reabilitação vestibular (tratamento do distúrbio ligado ao equilíbrio), terapia do processamento auditivo e seleção e adaptação de prótese auditiva.

 

Exames mais comuns na avaliação auditiva:

Para a identificação de qualquer alteração auditiva utilizamos alguns exames auditivos que tem como finalidade a avaliação funcional da audição como forma de identificar qualquer tipo ou grau de perda auditiva. A avaliação auditiva pode ser realizada através de exames subjetivos e objetivos. Podemos dizer que os exames subjetivos são aqueles que necessitam da participação e colaboração do paciente com o examinador. Desta forma o resultado do exame depende de fatores como: atenção, cognição, participação da criança e experiência e paciência do examinador. Podemos referenciar como exames subjetivos mais importantes a audiometria tonal e vocal e a audiometria comportamental. Já os exames objetivos são realizados sem a participação do pacientes, ou seja, o próprio equipamento utilizado durante o teste, faz a leitura e captação de respostas referente a função auditiva. Dentre os exames mais conhecidos estão a imitânciometria, emissões otoacústicas e potencial evocado auditivo.

 

O exame Otoneurológico básico realizado no Centro de Diagnóstico Schmillevitch é constituído por Audiometria Tonal (incluindo o teste de Discriminação Vocal), Imitanciometria e Nistagmografia Computadorizada.

voltar
Schmillevitch | Notícias